
Os hormônios esteróides são produzidos a partir do colesterol, em sua maioria no córtex das glândulas adrenais e nas gônadas (glândulas sexuais: ovários, testículos). Os esteróides androgênicos anabólicos (EEA) fazem parte dos hormônios sexuais masculinos ou simplesmente conhecidos como anabolizantes, dentre os quais a testosterona e seus derivados se destacam. Têm como função a criação e manutenção das características sexuais masculinas e do nível anabólico das células corporais. O anabolismo é o processo fisiológico capaz de gerar células maiores a partir de células menores. Os EEA também são fabricados sinteticamente e desde a sua descoberta vem sendo utilizados para fins medicinais e estéticos. São aplicados como recursos para reconstituição em casos de doenças debilitantes. Está associado ao aumento do desempenho atlético profissional visto que, aumenta a potência e a massa muscular. De acordo com Fortunato e col. cientistas do Laboratório de Fisiologia Endócrina, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ, “
seu uso em doses suprafisiológicas tem sido encontrado não só em atletas de competição, mas também em atletas recreacionais e por mulheres para fins estéticos.” Com relação a interação entre EEA e tireóide, os pesquisadores concluíram que: “
os EEA em doses suprafisiológicas, possuem efeitos sobre a função tireóidea. Dentre esses efeitos, o mais pronunciado em seres humanos é a diminuição da Tireoglobulina (TGB). Como essa proteína é uma das responsáveis pela manutenção das concentrações séricas de T4 e T3 para o aproveitamento celular e conseqüente resposta biológica, com sua diminuição ocorre redução da concentração sérica total desses hormônios e conseqüente resposta biológica, com sua diminuição ocorre diminuição da concentração sérica total desses hormônios.”
http://www.scielo.br/pdf/abem/v51n9/01.pdf
Já tive cancer de tireóide e fiz a cirurgia para retirada total da mesma à 4 anos. Gostaria de saber se posso usar oxandrolona e stanozol. E quais os possíveis efeitos colaterais em relação ao cancer que tive.
ResponderExcluir