domingo, 20 de setembro de 2009

Manejo de Nódulo Único de Tireóide


O site PubliMed,um serviço Norte Americano da Biblioteca Nacional de Medicina e do Instituto Nacional de Saúde, que divulga notas sobre artigos médicos publicados, principalmente pelo jornal MEDLINE, divulgou resumo do trabalho dos Drs. Yeung & Serpell (2008 Fev;13(2):105-12), do Alfred Hospital da Universidade de Monash , Unidade de Cirurgia Endócrina, de Melbourne, Austrália. O texto encontra-se transcrito a seguir:
“Nódulos tireóideos são comuns, com mais de 8% da população adulta tendo nódulos palpáveis. Com o uso da ultrassonografia, provavelmente são detectados 10 vezes mais nódulos. O número de nódulos que estão sendo detectados aumentou graças à inclusão maior de imagens para investigar condições não relacionadas à tireóide. O primeiro passo na investigação de um nódulo de tireóide é excluir a possibilidade de malignidade, a qual ocorre em cerca de 5% deles. Tem início com a história clínica, incluindo previa exposição à radiação e qualquer história de câncer de tireóide na família ou outras doenças endócrinas. O exame clínico do pescoço deverá focar-se no nódulo e na glândula em si, mas também na presença de qualquer linfoadenopatia cervical. A estimativa bioquímica da tireóide precisa ser seguida da ultrassonografia, a qual pode demonstrar características que são associadas com uma maior probabilidade do nódulo ser maligno. Biópsia por Aspiração de Agulha Fina (PAAF) é crucial na investigação do nódulo tireóideo. Ela fornece informações citológicas altamente acuradas sobre o nódulo, para o qual pode ser formulado um plano de tratamento definitivo. O desafio permanece no manejo dos nódulos que caem na categoria de “indeterminados”. Estes podem estar sujeitos a maiores intervenções cirúrgicas que são requeridas, porque o exame histológico é a única forma pela qual a malignidade pode ser excluída. Cirurgia seguida de ablação por iodo radioativo é o principal procedimento para o tratamento para os cânceres diferenciados de tireóide, e a maioria dos pacientes podem esperar altos níveis de cura.”

O texto original pode ser encontrado em:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18305054?ordinalpos=8&itool=EntrezSystem2.PEntrez.Pubmed.Pubmed_ResultsPanel.Pubmed_DefaultReportPanel.Pubmed_RVDocSum

Nenhum comentário:

Postar um comentário