quarta-feira, 15 de julho de 2009

Tireoglobulina na Lavagem de Agulha de PAAF Importante no Seguimento de Pacientes Tratados Para Câncer Papilífero de Tireóide.

O acompanhamento de pacientes tratados para carcinoma, tem por objetivo, detectar precocemente a ocorrência de metástases e recidivas da doença. Nos casos de carcinoma papilífero de tireóide, o seguimento inclui palpação da região cervical, ultra-sonografia cervical (USC), pesquisa de corpo inteiro com 131I (PCI) e dosagens de tiroglobulina sérica (sTg) durante terapia com Levo-tiroxina (L-T4) e pós-estímulo com TSH (recombinante ou em hipotiroidismo). Nestes pacientes, tornou-se freqüente o encontro de pequenos linfonodos (LNs) cervicais. Apesar da acurácia dos exames de imagem, os estudos citológicos procedidos a partir da dosagem de tireoglobulina medida no líquido de lavagem da agulha com a qual se efetuou a PAAF (Tg-PAAF), vem assumindo nos últimos anos um importante papel no esclarecimento das suspeitas neoplásicas cervicais . Biscolla e col. (2007), pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo e do Laboratório Fleury, procederam a estudo, com o objetivo de comprovar a acurácia da combinação entre os exames de imagem e os achados citológicos em Tg-PAAF no diagnóstico de linfonodos cervicais suspeitos. Eles estudaram casos de pacientes com nódulos diagnosticados à USC e com dosagens de Tg-PAAF, indicadoras de metástases, chegando à conclusão de que a associação USC, citologia e Tg-PAAF pode ser considerada a abordagem mais sensível e específica na detecção de LNs metastáticos em pacientes com Câncer Papilífero de Tireóide.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302007000300009&tlng=en&lng=en&nrm=isohttp://www.scielo.br/scielo.php?script=
sci_arttext&pid=S0004-

Nenhum comentário:

Postar um comentário