segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Nova abordagem cirúrgica da tireoide elimina cicatriz no pescoço


Como a taxa de câncer de tireóide continua a subir, os médicos dos EUA estão pedindo que os pacientes sejam mais cautelosos sobre nódulos na tireóide, um distúrbio comum que é responsável por um pequeno mas crescente número de casos de câncer de tireóide. Nódulos da tireóide afetam cerca de 13 milhões de americanos por ano e são resultado do crescimento anormal de células da glândula. Até recentemente, a única forma de remover nódulos e descartar o câncer era através de cirurgia que exigia uma incisão de no mínimo, cinco centímetros em toda parte frontal do pescoço. O procedimento, e a grande cicatriz resultante, era um impedimento para muitos pacientes que temiam alterar sua aparência para algo que poderia não ser fatal. Hoje, porém, existe uma nova opção que permite aos cirurgiões acessar o pescoço através da axila, permitindo uma biópsia de tecido sem nenhuma cicatriz visível.

"Nós temos agora uma maneira minimamente invasiva de determinar se um nódulo de tireóide é maligno", disse Dr. José Dutra, cirurgião de cabeça e pescoço e oncologista cirúrgico e diretor da Clínica Cirúrgica da Tireóide do Northwestern Memorial Hospital. "É uma abordagem que mais pacientes estão buscando confortável. Se podemos identificar as células cancerosas antes que aumentam a chance de eliminar o câncer antes que se espalhe."

O procedimento, a cirurgia da tireóide transaxilar robótica, utiliza câmeras 3D e especialmente concebidos braços robóticos para criar uma pequena incisão na axila, os braços mecânicos funcionam exatamente como as mãos permitindo que o cirurgião especializado para operar remotamente com um controle preciso e movimentos para remover nódulos suspeitos.

A senhora Socorro Delaluz se tornou um dos primeiros pacientes do Northwestern Memorial a se submeter à cirurgia da tireóide transaxilar robótica. A mãe de dois filhos ficou impressionada por ter a opção que não deixou nenhuma cicatriz visível e com a rápida recuperação associada à técnica. "Eu não queria ser lembrada constantemente, todas as manhãs quando eu ia me vestir, que eu tinha uma cicatriz no pescoço. Eu teria que explicar a todos o que aconteceu o tempo todo", expressou Delaluz..

"A área das axilas tem menos terminações nervosas do que a área anterior do pescoço, por isso há a dor é menos, nenhuma cicatriz no pescoço, e com bom atendimento, a incisão irá cicatrizar mais rápido", disse Dutra, que também é professor associado do departamento de otorrinolaringologia / cirurgia de cabeça e pescoço em Northwestern University Feinberg School of Medicine.

Outra vantagem da abordagem minimamente invasiva é que a precisão do robô permite que os médicos removam todo o tecido potencialmente cancerígeno, poupando mais da estrutura ao redor da glândula."A glândula tireóide controla como o corpo usa a energia. Alterações à glândula podem causar uma miríade de problemas de saúde", explicou Dutra .

A cirurgia robótica minimamente invasiva é hoje amplamente utilizada para cirurgia do coração e de abdômen inferior, apenas recentemente os braços robóticos tem sido aplicados ao espaço confinado envolvido no pescoço e cirurgia de cabeça.

Os benefícios para a cirurgia robótica da tireoide incluem período de recuperação mais curto, menor dor no pescoço após a cirurgia e melhor preservação dos nervos da laringe e das glândulas paratireóides.

Mesmo que a nova tecnologia tenha grandes vantagens, destaca Dutra, esta opção não é o melhor para todos os pacientes e nem todos os tumores podem ser removidos com esta abordagem.

Transcrito de: http://www.prnewswire.com/news-releases/new-approach-to-thyroid-surgery-eliminates-neck-scar-127307563.html