terça-feira, 10 de novembro de 2009

PUBLICAÇÃO:“A patologia da Tireoide – na visão do paciente”


A vida de quem quer ser um bom profissional, lamentavelmente, não inclui espaço para cuidados com a saúde. Uma rouquidão fora do comum detectada em 2007 fez com que ele buscasse encontrar um horário em sua agenda para consultar um médico. A consulta representou uma virada em sua vida, quando se deparou com um diagnóstico nada alentador: era portador de cinco nódulos na tireóide. O trajeto percorrido desde a notícia da existência dos nódulos, passando pela cirurgia, a constatação de que um era maligno, exames complementares e convalescença, resultaram em um livro – “A Patologia da Tireoide – na visão do paciente”.
A descoberta da doença, os estigmas em torno da palavra câncer, levaram-no a um intenso diálogo íntimo e, consequentemente, ao repensar existencial. O medo da morte lhe acercou provocando sentimentos até então desconhecidos, como a busca por respostas a questões que nunca estiveram entre as prioridades do autor. Como acontece a todas as pessoas, que passam por experiência similar, o diagnóstico de câncer, traz no seu bojo, sensibilizações e uma profunda análise sobre a existência.
Esses cinqüenta e cinco dias, transformados praticamente em um diário, de 208 páginas relatam reflexões e todos os passos do paciente permeados pela busca de compreensão e informações técnicas sobre a doença. Para a revisão das informações cientificas, o paciente, contou com o apoio do médico-cirurgião Dr. Marclei Brites Luzardo que o incentivou.
O propósito do livro, explica o autor, é “compartilhar a experiência de ter adoecido repentinamente como forma de beneficiar outras pessoas que possam transitar por semelhantes adversidades; tentar mostrar para as pessoas que elas podem viver de maneira diferente, com menos estresse e prestando mais atenção aos sinais que a vida dá”. O autor frisa que “por mais saudável que uma pessoa seja, se ela tiver algum desgaste emocional, estresse de qualquer ordem, desarmonia entre corpo e espírito, ela poderá adoecer".

Autor: Gilberto Veppo
N. de Páginas : 208
Ano:2009

Para daquirir: http://www.gilbertoveppo.com.br/publicacoes.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário