terça-feira, 10 de novembro de 2009

O que é Hemorragia em Cistos de Tireóide


Os cistos tireóideos contém substâncias fluidas e variam de tamanho, podendo ser pequenos (menores do que 1cm) ou muito grandes,desenvolvendo-se lenta ou rapidamente. Muitos nódulos da tireóide não são completamente císticos, tendo alguns componentes sólidos. Cistos se expandem e crescem subitamente, muitas vezes devido a hemorragias ou sangramentos dentro de pequenos nódulos pré-existentes. Cistos completamente fluidos sofrem menores riscos de tornarem-se pequenos cânceres de tireóide quando comparados aos que têm componentes sólidos. O diagnóstico de uma lesão cística tireóidea pode ser feito por ultrassonografia, ou por uma biópsia de aspiração, quando se obtém o líquido da área lesionada. Uma resolução espontânea do cisto tireóideo pode ocorrer, mas é incomum, atingindo aproximadamente 15% dos casos. Cistos maiores devem ser aspirados por agulha fina para afastar a possibilidade de malignidade. A maior parte dos nódulos de tireóide são crescimentos benignos, devidos à ciclos de hiperplasia ou seja, aumento na atividade celular e involução para o tecido tireóideo subjacente. Este processo resulta na fusão de regiões de folículos colóides e parênquima, formando os chamados nódulos adenomatosos ou nódulos colóides. Cistos na tireóide aparecem em 15 a25 % de todos os nódulos. Verdadeiros cistos tireóideos, na linha do epitélio são raros. A maioria são macronódulos, os quais são submetidos à degeneração com acúmulo de fluidos serosos, substâncias colóides ou sangue. Hemorragias dentro dos cistos da tireóide podem produzir rápido alargamento e sintomas correspondentes no pescoço, que incluem: dor, problemas para engolir, e raramenre, compressão das cordas vocais levando à mudanças na qualidade da voz. Cistos muito grandes podem levar, ocasionalmente, a obstrução do fluxo de ar e consequentemente, à dificuldades na respiração. Irão ocorrer então, taquicardia e ansiedade.

http://www.pr-inside.com/health-matters-what-is-hemorrhage-r1568936.htm

7 comentários:

  1. Olá! Sem querer, pesquisando epla internet, descobri o Tireoide News. Eu e minha família paterna somos portadores de neoplasia endócrina múltipla 2A, a síndrome de Sipple. Eu farei a reitrada da minha tireóide, que apresenta pólipos, minha irmã d 13 anos já fez isto e agora realiza reposição hormonal, e meu pai precisa retirar a dele, mas como o risco para ele é muito grande, devido à sua frágil condição de saúde, ainda não realizou o procedimento. Estou pesquisando sobre o assunto e gostaria de poder usar o site de vocês para isso. Gostaria de ter acesso a mais informações sobre esta síndrome. Vocês podem me ajudar?
    Desde já agradeço:
    Clomar Jobim.

    ResponderExcluir
  2. estou com hemorragia nos nodulos da tireoide, e isso ta me causando muita dor de cabeça e na nuca, fiz exames e deu muita infecçao o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  3. A Diabetes se manifesta quando há um aumento de açúcar no sangue e tem sérias consequências. Saiba mais: http://bit.ly/gFT3wv #saúdenãotempreço

    Siga-nos no Twitter e fique por dentro desta campanha: www.twitter.com/minsaude
    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  4. eu tenho tireoide acordei com a boca cheia de sangue por que?

    ResponderExcluir
  5. O QUE É NÓDULOS PÓLIPOS NA TIREÓIDE? DEU ISSO NA MINHA ULTRASSOM

    ResponderExcluir
  6. estou muito preocupada,fiz uma punção por agulha fina da tireoide.
    então me veio o resultado,cisto hemorrágico em absorção,de etiologia.
    sinto muita compressão no pescoço,e dificuldade para engolir.sempre que vou escarrar,sangra.
    será caso de cirurgia.

    ResponderExcluir
  7. anônimo-03 de janeiro de 2014 às 18:21
    estou muito preocupada, em agosto de 2013 comecei a sentir dor no pescoço e se alguma coisa estivesse ficado presa na minha garganta, uma dificuldade pra engolir, fui ao medico ela me pedio.
    um ultrassom da tireoide , ai veio o susto cinco nódulos na tireoide, fiz a punção com agulha fina, e o resultado foi; Bócio nodular com degeneração cística e hemorragia prévia

    ResponderExcluir