quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O Quê é PCI e Como Auxilia no Acompanhamento do Câncer de Tireóide?


A Pesquisa de Corpo Inteiro (PCI) ou Cintilografia de Corpo Inteiro é uma técnica utilizada para encontrar células da tireóide marcadas com pequenas doses de iodo irradiado, I-131 em qualquer parte do corpo. Assim, pacientes de câncer que foram submetidos à tireoidectomia total, poderão acompanhar a possível metástase ou recidiva da doença, pois células da tireóide costumam captar bem este iodo, sejam elas tumorais, ou não. Para realização deste exame, o paciente deverá submeter-se a uma dieta pobre em iodo, durante algumas semanas que antecedem à varredura, visando estimular os tireócitos possivelmente presentes a captarem o iodeto. A dieta deverá ser indicada pelo médico acompanhante. Para aumentar o estímulo de captação de iodo e dos valores da tireoglobulina, os níveis de TSH deverão ser substancialmente elevados, ou pela abstinência da reposição hormonal com levotiroxina ou pela aplicação do TSH recombinante, que elevando extrinsecamente os valores do TSH, impede que o paciente entre em hipotireoidismo durante o período do exame e de sua preparação, estado no qual, alguns pacientes encontram desconforto. A ingestão do iodo radioativo será feita por cápsulas ou em líquido, é guardado um período de cerca de 48 horas quando efetivamente se realizará a varredura e as células de tireóide que porventura estiverem presentes, aparecerão marcadas na forma de manchas em um filme de Raios X.

Para saber mais acesse o link:

http://www.dimen.com.br/exame_pesquisa_corpo.php

2 comentários:

  1. ola sou mulher tenho 30 anos ultimamente mim sinto muito cansada engordei muito sinto uma dor nos ossos encluzive no meio do peito meu pescoco tem um saliente pinelzinho sinto muita dor de cabeca gostaria de saber se tem alguma coisa com a tireode e se tem alguma coisa haver com o hiv

    ResponderExcluir
  2. olá,meu nome é Gislene tenho 29 anos,e fiz a cirurgia total da tireoide pq de carcinoma papilifero da tireoide não capsulado,variante folicular, multifocal,vou fazer PCI e em seguida iodoterapia...ja estou no regime p esse exame.
    sinto muita dor de cabeça,e dores na cirurgia deve ser pq é recente,estou roca
    gostaria de saber o que significa esse resultado da biopsia,quanto tempo vou ficar roca, se é normal essas dores,e quando eu for fazer o iodo se tenho que ficar isolada quando volta pra casa e por quanto tempo?

    ResponderExcluir