quarta-feira, 15 de julho de 2009

Sensação de “Bolo na Garganta” Nem Sempre é de Fundo Unicamente Psicológico


Muitos pacientes de doenças da tireóide, mesmo depois de cirurgiados, reclamam de uma sensação como se lhes houvesse sido aplicado “um bolo na garganta”, que dificulta muitas vezes a deglutição e até mesmo a respiração. Um resumo de investigação sob a óptica psiquiátrica da manifestação desta sensação, foi publicada no psicosite.com.br, e transcrita na íntegra para nosso blog: “A sensação de "bolo na garganta" ou também descrita como se fosse uma lâmpada no esôfago, tem sido amplamente considerada psicogênica, e por muitos médicos desprezada, não considerada como sintoma (tanto no meio brasileiro como estrangeiro). Contudo, alterações físicas têm sido encontradas em pacientes com essas queixas. A sintomatologia psiquiátrica contudo não fica descartada, essa queixa continua sendo um sintoma e deve ser considerado como tal para a avaliação psíquica.
Método - 88 pacientes com queixa de sensação de bolo na garganta, 67 mulheres e 21 homens com idades entre 22 e 71 anos, foram submetidos a uma série de exames de faringe, esôfago e psiquiátricos.
Resultados - Apenas quinze pacientes apresentaram exames esofageanos normais, desses quinze seis apresentavam tonsilites ou faringites crônicas, três tiveram adenoma de tireóide no passado, quatro tiveram espondilite cervical e um tinha ressecamento crônico da mucosa orofaringeana. Os distúrbios mais encontrados nos 73 restantes foram: acalasia, desordens motoras, refluxo gástrico. Perante esses resultados os psiquiatras devem estar mais atentos antes de definirem os sintomas apresentados pelos pacientes como psicogênicos.


http://www.psicosite.com.br/tex/ans/ans005.htm

Um comentário: