quarta-feira, 1 de julho de 2009

Metástase Óssea de Câncer Papilífero de Tireóide Como Achado Inicial da Doença


Os cânceres bem diferenciados de tireóide não são costumeiramente agressivos. De acordo com relato de caso publicado na Revista Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço por Silva, Moraes & Mesquita (2007) “ o carcinoma folicular é o subtipo que mais se dissemina para ossos entre os carcinomas diferenciados da tireóide, em uma freqüência variando entre 7% e 28% , enquanto o carcinoma papilífero tem causado metástases ósseas em uma freqüência de 1,4% a 7% .” O trabalho descreve o caso de uma paciente de 50 anos, cuja queixa inicial consistiu em dores na coluna torácico-lombar, desde de longa data. Com o passar do tempo, as dores aumentaram de intensidade, e passaram a surgir formigamentos nos membros inferiores causando dificuldade de locomoção. Após exame de ressonância magnética foi encontrada uma tumoração entre vértebras de onde se recolheu material para biópsia. O resultado da biópsia acusou a presença de células metásticas de carcinoma papilífero variante folicular de tireóide. Foi realizada tireoidectomia total seguida de Pesquisa de Corpo Inteiro (PCI), na qual foram evidenciadas áreas de acúmulo importante de radioiodo em diversas partes do organismo. “A paciente foi submetida à terapia 131 com iodo radioativo I na dose de 300 mCi. Não obstante, os níveis de tireoglobulina permanecem elevados, contudo, a paciente teve melhora dos sintomas, voltando a deambular e mantendo seguimento ambulatorial regular.

http://sbccp.netpoint.com.br/ojs/index.php/revistabrasccp/article/viewFile/38/33

2 comentários:

  1. Como estavam os níveis de Tg desta paciente? Sobre o osso, nada foi encontrado no rastreamento ósseo? A PCI dela só foi realizada após achar a massa óssea? Quanto tempo passou entre a cirurgia tireoideana e o relato do caso? Pergunto isso porque creio que faltaram elementos no relato do caso para um melhor julgamento do caso. Marcelo Tinoco, Especialista em Endocrinologia pela SBEM.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Anônimo
    No que se refere a notícias, artigos científicos e relatos de casos, em nossso Blog, nós apenas "garimpamos" na rede o universo da tireóide e resumimos alguns objetos que julgamos serem do interesse do público que tem alguma ligação com a tireóide, incluindo leigos, pacientes ou profissionais. Para aqueles que quiserem aprofundarem-se, ou alargarem-se nas questões apresentadas, fornecemos o link de acesso à fonte original sempre em vermelho no final das postagens. No caso referido, o artigo integral poderá, talvez, esclarecer seus questionamentos. Mesmo porque nós não o poderíamos, visto que não somos médicas. O artigo encontra-se neste endereço: http://sbccp.netpoint.com.br/ojs/index.php/revistabrasccp/article/viewFile/38/33
    É só copiar e colocar no navegador.

    Muitíssimo grata pelo seu comentário e continue assiduamente conosco, comentando sempre para enriquecer nosso conteúdo.

    ResponderExcluir