sexta-feira, 19 de junho de 2009

Café Com Leite Diminui a Absorção do Cálcio, Ferro e Vitamina C.

Determinadas combinações alimentares são desfavoráveis ao aproveitamento dos nutrientes neles contidos. Muitos tireoidectomizados sofrem com hipocalcemia, mesmo que transitória, devido a danos às glândulas paratireóides durante o ato cirúrgico. É importante para estes, portanto, o máximo proveito de uma dieta rica neste mineral. De acordo com a nutricionista funcional, Daniela Jobst “o famoso café com leite é um exemplo de junção que não funciona bem em termos nutricionais. A cafeína acaba diminuindo a absorção de cálcio, ferro e vitamina C contidos no leite”. A nutricionista alerta ainda que aquele “cafezinho” após as refeições, também é contra indicado pelos mesmos motivos: reduz a captação pelo organismo do ferro e da vitamina C consumidos. Daniela explica também que: “apesar de nutritivo, o espinafre interfere na absorção do cálcio fornecido por outros participantes da salada, como brócolis e repolho, sugerindo dosar o consumo de espinafre quando misturado com outros ingredientes, ou melhor, ainda, consumi-lo em porções individuais”. As dicas reveladas no site da revista on-line Minha Vida: Saúde, Alimentação e Bem-Estar, prosseguem com a nutricionista indicando como incluir combinações funcionais no prato para maior aproveitamento dos nutrientes.

minhavida.uol.com.br/materias/alimentacao/Misturar+cafe+com+leite+diminui+absorcao+de+calcio.mv

2 comentários:

  1. Gostava de saber em que estudo é que essa nuticionista se baseou para proferir tais afirmações. Se o pessoal pesquisar um pouco mais, irá encontrar informações que contrariam esta tese, e estas informações, que indicam que o café consumido até dadas quantidades, não interfere em nada com a absorção de cálcio, são baseadas em estudos levados a cabo por "autoridades competentes".
    Acordem!

    ResponderExcluir
  2. ESTOU QUERENDO SABER SOBRE ISSO.....O CALCIO QUE TOMO NO LEITE....NAO É ABSORVIDO...TEM 8 DIAS QUE FIZ A TT....AINDA NAO SABEMOS COMO FICOU A PARATIREOIDE....
    ESTOU ME ALIMENTANDO COM MUITA BANANA E LEITE...NAO ADIANTA?

    ResponderExcluir