
É conhecido o efeito que o exercício físico exerce sobre diferentes funções orgânicas. O mecanismo de ação sobre a secreção hormonal endógena não está ainda completamente elucidado. Porém é constatado o aumento ou diminuição da produção endócrina. Em trabalho de revisão literária, Puffal e col. (2008), explicam que segundo alguns autores: “
a secreção de TSH é possivelmente aumentada durante o exercício. Essa estimulação pode ser explicada pela necessidade do corpo de aumentar seu metabolismo para prática. Os níveis de TSH permanecem elevados por diversos dias após uma competição e promove um aumento tardio da liberação de T3 e T4”. Entre outros, os autores descrevem ainda, experimento realizado por Deligiannis (1993) que acompanhou a variação nos níveis de T3, T4 e TSH após 30 minutos de natação em atletas sob três diferentes graus de temperatura da água. Neste estudo foi demonstrado que o TSH aumentou aos 20ºC, manteve-se aos 26ºC e diminuiu aos 32ºC, devendo-se estes resultados possivelmente à necessidade de maior energia em condições mais frias. Após a comparação dos experimentos relatados, os pesquisadores do Centro Universitário Feevale (FEEVALE), concluíram que “
todos os autores concordam que existem alterações nos níveis séricos dos hormônios tireoidianos durante uma seção de exercício. Porém, muitos também concordam que essa atividade da tireóide diminui com o treinamento, talvez pela adaptação do organismo”.
www.efdeportes.com/efd127/efeitos-do-exercicio-sobre-os-hormonios-tireoideanos.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário