quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Uso de Células-Tronco na Recuperação de Paratireóides Danificadas Durante Tireoidectomias


A revista Science Daily do dia 30 de setembro de 2009, traz reportagem que tem como manchete “ Células-Tronco apontam um caminho de sucesso para regenerar glândulas paratireóides”. A matéria segue transcrita:
Um sucesso inicial obtido pelos pesquisadores da Universidade de Michigan, USA, como um passo a caminho de transplantes das glândulas paratireóides, as quais podem prevenir uma forma intratável de perda óssea comummente associada à cirurgia da tireóide .
Os cientistas foram capazes de introduzir células-tronco embrionárias em células paratireóides que produzem um hormônio essencial à manutenção da densidade óssea. Os resultados laboratoriais em culturas de células vivas necessitam ainda serem testadas em estudos pré-clinicos. As Glândulas paratireóides são quatro glândulas, do tamanho de grãos de arroz, localizando-se no pescoço, próximas à tireóide. São facilmente danificadas quando os cirurgiões operam pacientes com tumores tireóideos benignos ou com câncer. Sem o seu hormônio regulatório do cálcio, pacientes podem desenvolver osteomalácia, uma severa forma de perda óssea que afeta dezenas ou centenas de pessoas nos Estados Unidos com espasmos musculares e dormências nos pés e mãos. “ Nós utilizamos células-tronco embrionárias humanas como modelo para formação de células paratireoideas, reimplantá-las nos pacientes e restaurar suas funções”, dizem os Drs. M. Doherty, chefe da cirurgia endócrina e o Professor de cirurgia endócrina Norman W. Thompson da U-M Medical School. Os cientistas ilustram os benefícios do rápido incremento do conhecimento acerca das células-tronco embriogênicas de como são alcançadas com outros tipos de células. O conhecimento pode ser o meio pelo qual se influencie outras células a regenerarem outras partes do corpo danificadas..Os médicos antecipam ainda, que estão desenvolvendo estudos onde se utiliza células do timo do próprio paciente, geneticamente modificadas em células paratireóides, e por serem do próprias do paciente, eliminam a possibilidade de rejeição. Eles prevêem tratamentos bem sucedidos para cinco ou dez anos a frente.

http://www.sciencedaily.com/releases/2009/09/090929181812.htm

9 comentários:

  1. eu quero saber se as celulas tronco
    ecura a pessoa que trata a tireoide eu
    qeria ser curada sofro
    muito ds sintomas
    seria um milagre

    ResponderExcluir
  2. No Brasil, quem pesquisa o assunto acima?

    Urso10000@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Quero saber quanto custa o tratamento de paratireide com o uso de celulas tronco embrionarias,pois fiz a tiroidectomia total e . Paratireoide parou de funcionas desde a cirurgia em 2007

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória, bom dia.
      Poderia por gentileza passar seu email pessoal? Crie um para falarmos sobre o assunto. Estou deseperado. Na mesma situação sua.

      Excluir
    2. Vitória, bom dia.
      Poderia por gentileza passar seu email pessoal? Crie um para falarmos sobre o assunto. Estou deseperado. Na mesma situação sua.

      Excluir
  4. Vitória, bom dia.
    Poderia por gentileza passar seu emai pessoal. Crie um para falarmos sobre o assunto. Estou deseperado. Na mesma situação sua.

    ResponderExcluir
  5. Vitória, bom dia.
    Poderia por gentileza passar seu emai pessoal. Crie um para falarmos sobre o assunto. Estou deseperado. Na mesma situação sua.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Faça parte do nosso grupo no facebook: https://www.facebook.com/groups/hipoparatireoidismo
    Valeska

    ResponderExcluir
  7. Eu sofro muito também pois fui operada em 2013 e fiz tireoidectomia total perdi as parantireoides e sou hipocalcemia tomo muito cálcio e vit d tive lesão na coluna por falta de cálcio tenho muitas câimbras e dormência em toda parte do corpo minhas mãos chegam a invergar com a crise nunca mais fui á mesma depois da cirurgia tenho muita falta de ar

    ResponderExcluir