quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Relação Entre Hipotireoidismo e Síndrome do Ovário Policístico


A Síndrome do Ovário Policístico e o Hipotireoidismo são duas enfermidades que apresentam sintomas comuns, tais como: irregularidades menstruais, queda de cabelo, oscilação de humor, e ganho de peso, entre outros. Além de ambas serem fruto de desordens do funcionamento de glândulas endócrinas. Muitas vezes estas doenças ocorrem concomitantemente, e há relatos de que o hipotireoidismo favoreça o surgimento e/ou a complicação dos quadros policísticos. De acordo com os achados do Dr. Roland Gaertner da University of Munich,, na Alemanha: “mulheres com ovários policísticos têm probabilidade quarto vezes maior de estarem sofrendo de hipotireoidismo”, mesmo que ainda em estágio subclínico, com relação aos níveis de T3 e T4 circulantes. O hipotireoidismo pode levar à redução nos níveis das globulinas ligadas aos hormônios sexuais, a qual favorece a presença de altas concentrações de testosterona livre, percorrendo o organismo. Estas altas concentrações é um dos fatores que contribui para os sintomas específicos da síndrome dos ovários policísticos como infertilidade e androgenização. Atualmente, como muitos médicos passaram a crer na relação existente entre o funcionamento da tireóide e a ocorrência da síndrome, a checagem e regulagem do funcionamento hormonal da glândula passam a fazer parte do tratamento ovariano. Um endocrinologista pode ajudar a mulher nesta avaliação e ajuste.

Fontes:
http://www.ehow.com/about_5086863_thyroid-polycystic-ovary-syndrome.html
http://pcos.insulitelabs.com/PCOS-and-Thyroid-Disorders.php

28 comentários:

  1. Sofro de ovário policístico há anos e já fui a vários médicos (ginecologistas e endocrinologistas,mas atá agora não obtive um bom resultado, porque percebo que quando aparece no consultório paciente com sobrepeso ou obesa, logo pensam que a gente come demais, e nem sempre é verdade, no meu caso, pelo menos não é, e nos últimos anos ganhei 17 kg, minha autoestima está baixa o que atrapalha meu casamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou passando pelo mesmo. Eu trabalho com dança e, acho que por isso, engordei somente 10kg. Consegui emagrecer 3kg, mas estacionei. Odeio ir ao médico e ele me mandar emagrecer! Estou tentando há mais de 1 ano. Já cheguei a fazer 3horas de atividade física por dia e não emagrecer nem meio quilo. Acabei de mudar de médico ginecologista e vou procurar um endócrino também. Mas a alto-estima vai no chão. E no meu caso, a cobrança para ter um corpo "apresentável" é enorme e influencia até no meu financeiro (não contratam bailarina com mais de 60kg). Foi bom ler seu comentário e também ler esse artigo, diminui a minha culpa.

      Excluir
    2. Também sofro com os dois a quatro anos , e depois de passar por tantos endócrinos e Ginecologistas , encontrei ambas ótimas , apos conversa sobre meu peso e a dificuldade de engravidar , Deus colocou na minha vida medicas ótima Dras. Rúbia Helena e Paula Mendonça , me disseram que eu posso fazer regime, dieta , academia , parar de comer eu não vou emagrecer nem 10 Grs enquanto eu não controlar minha Tireoide que e uma coisa muito difícil pois já tomo Puran T4 de 175 miligramas e minha tireoide atrofiou . Então meninas não se sintam culpadas .

      Excluir
    3. Infelizmente hoje em dia a medicina só é vista como um bom negocio.Também sofro A MAIS DE 15 ANOS com OVÁRIOS POLICÍSTICOS, o descaso dos médicos e agora hipotireoidismo. Vivo irritada, depressiva, meu cabelo cai demais, minhas unhas quebram tudo, pelo pelo corpo nascendo como nunca, um desanimo sem limites, sobre peso e o pior desacreditada dos médicos. Compartilho com vocês essa triste realidade, pois para a mulher é realmente terrível. A MAIS DE 15 ANOS LUTO CONTRA TUDO ISSO COM MUITO DESANIMO AINDA PENSO QUE DESISTIR SERIA PIOR, ENTÃO VAMOS CONTINUAR TENTANDO!!!

      Excluir
    4. Verdade! Eu sou a prova viva disso! Faco atividade fisica regurlarmente , sempre tive dificuldade p GanHAR peso, mas sempre mantive uma dieta balanceada. Derepente me vi com o rosto cheio de espinhas e ganhei 2 k em 2 meses, achei estranho pois a minha rotina de treino e dieta continuava a mesma, fui na minha ginecologista, ela de primeira disse o que era. Fiz o exame e confirmado.
      Hj ja soma 5k em 5meses de policistos. Eu quase n como carbo, mas mesmo assim estou engordando.
      Vou mostrar o exame a ginecologista semana q vem

      Excluir
  2. boa tarde!! eu engordei 30 kilos apos um disturbio hormonal, depois disso veio a hipotiroidismo e ovarios policisticos juntos, quero engravidar e nao sei o que fazer pq nao mestruo tomo remedio pra mestruar.. ja tive depressao e tudo,.. hoje minha hipo deu uma invertida e consegui perder 15 kilos estou muito feliz por isso, porem preciso perder mais para poder assim fazer um tratamento para engravidar.. o importante de tudo é nao decistir, que isso~´e uma fase na vida da mulher, fase ruim pq mexe com hormonios e oscilacoes de humor e tudo mais...no meu caso fiquei obesa por 4 anos e hoje posso dizer que to muito feliz..so falta um bebezinho pra a felicidade ficar completa risoss

    ResponderExcluir
  3. Hoje eu passei no meu ginecologista super feliz achando que poderia começar um tratamento pra engravidar, foi ai que descobri que agora de maneira nenhuma posso ter filhos pois estou com hipotiroidismo e ovarios policisticos de volume extremamente aumentados. Meu medico disse que preciso tratar a tireoide e voltar a tomar anticoncepcionais para redução dos ovarios. Embora triste por nao poder começar meu tratamento para engravidar, estou feliz porque sei que por nao estar gravida nao levo nenhum risco para um bebê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a mesma coisa que você .. fui super ansiosa achando que já ia começar um tratamento o médico me passou 6 meses de anticoncepcional e nesse tempo me encaminhou para o indocrinologista pra cuidar da tiróide no mesmo tempo pra quando acabar o anticoncepcional eu já está com a tiróide controlada e tentar uma gravidez...

      Excluir
  4. tenho ovario policistico e hipoterioidismo estou muita acima d peso 95Kg e tenho 1,60m nao consigo emagrecer quais sao os ricos e posso engravidar

    ResponderExcluir
  5. oi, tambem tenho 1,60 peso 90 kilos e não consigo emagrecer. tenho mtos sintomas que me levam crer que tenho ovário policistico e hipotireoidismo. daki 1 semana vou buscar o resultado dos exames... me passa seu e-mail, temos mto em comum, assim podemos nos ajudar

    ResponderExcluir
  6. tenho ovarios policisticos e passei 4 anos da minha vida buscando uma ajuda médica. nos ultimos 6 meses meu ciclo menstrual ficou maluco passo 21 dias menstruada e 7 sem estar, foi entaõ que descobri que estava com hipotireoidismo. hoje recomecei o tratamento da tireóide e da sop com uma especialista em endocrinologia acho que agora vai dar certo. mas ainda estou receosa.

    ResponderExcluir
  7. oi tenho 28 anos e tenho ovarios micropolicisticos e hipotireoidismo hoje tenho 128,8 kg e 1,55 de altura não consigo emagrecer tenho uma filha de 11 anos e depois que eu tive ela eu comecei a engordar e não parei mais e fico sem mesntruar varios meses e ja fui em varios medicos e eles me dissem que eu devo comer menos mas eu digo que eu como uma vez por dia eu não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  8. Gente eu to deseperada assim como no caso de vcs eu não consigo emagrecer ...estou com 5 nódulos na garganta que o médico diagnosticou como tireóide e tenho tmb síndrome do ovário micropolicistico.Estou tentando engravidar há 10 anos .... hoje tenho 27 e nada estou numa profunda tristeza pq nínguém me ajuda...a gente paga convênio caro mas os médicos não tem interesse em te atender com qualidade te guiar por um melhor caminho ...já to quase desistindo ...eu quero ter meu bebÊ...vejo todos a minha volta com filhos ,todos passando á minha ´frente´e ficar pra trás.O que adianta vc ter todo "dinheiro do mundo"
    se ninguém te ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Não desanime, Também tenho Hipotiroidismo e Ovários policisticos vários medicos me disseram que eu jamais conseguiria engravidar, tentei por mais de 4 anos sem sucesso (e eu controlei com remédio a Tiroide e o Ovário, mas quando paro de tomar volta tudo) Cheguei a fazer uma fertilização In Vitro sem sucesso, para minha surpresa 1 mês após não ter dado certo minha Fertilização eu engravidei naturalmente. Foram muitas orações, promessas, não sei o que deu certo, mas eu antes de eu engravidar eu comecei a tomar Metilformina 500mg (3 vezes ao dia 30 minutos antes do café da manhã, do almoço e jantar, ele tem algumas reações, eu tive muito enjoo e mau estar) é um medicamento para diabéticos quem me indicou foi as medicas da fertilização pois meus ovários estavam com muitos micropoliscistos na fertilização, tomei durante 45 dias ai descobri que estava grávida e parei, acho que ele ajudou, e nesses 45 dias emagreci quase 2 kilos.

      Excluir
    2. Estou na mesma gente 4 anos de exames de tireoide q toda vez davam irregulares e nehum medico quis me tratar inclusive na gravidez. E agradeco a Deus por meu filho nao ter nascido doente. Engordei tudo q perdi depois da gravidez e mesmo fazendo academia e tomando termogenicos nao consegui emagrecer.Depois de voltar a fazer exames e me consultar com a endocrino finalmente descobri que tenho hipotireoidismo e SOP agoora comecar a tomar os medicamentos e torcer para funcionar pois nao aguento mais o excesso de peso e acne.

      Excluir
  9. ESTOU DESEPERADA TAMBEM DESCOBRIR HOJE DE TENHO SINDRAME DO SOP, SOU CASADA HA 8 ANOS E MEU MARIDO E EU SAMOS LOUCOS PRA TER UM FRUTO DO NOSSO AMOR, E O MEDICO HOJE FALOU PRA MIM COM TODA CLAREZA DO MUNDO QUE EU NUNCA VOU ENGRAVIDAR, OU COM ASSIMINAÇÃO ARTIFICIAL, MEU MUNDO DESABOU...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse médico é um louco dizer isso conheço várias mulheres com sop que engravidaram com certeza vc deve procurar um especialista em fertilidade porque ginecologista só sabe passar a mesma coisa anticoncepcional e um especialista vai te passar exames mais específicos, porque eu tambem tenho sop,e me consultei com uma especialista que me passou exames que eu nem sabia que existia,aí eu descobri minha infertilidade que nada tem haver com sop,ou seja as vezes agente acha que é só sop que causa infertilidade e não tem um diagnóstico preciso a maioria desses ginecologista não estão preparados para lidar com esses distúrbios hormonais

      Excluir
  10. Olá Não desanime, Também tenho Hipotiroidismo e Ovários policisticos vários medicos me disseram que eu jamais conseguiria engravidar, tentei por mais de 4 anos sem sucesso (e eu controlei com remédio a Tiroide e o Ovário, mas quando paro de tomar volta tudo) Cheguei a fazer uma fertilização In Vitro sem sucesso, para minha surpresa 1 mês após não ter dado certo minha Fertilização eu engravidei naturalmente. Foram muitas orações, promessas, não sei o que deu certo, mas eu antes de eu engravidar eu comecei a tomar Metilformina 500mg (3 vezes ao dia 30 minutos antes do café da manhã, do almoço e jantar, ele tem algumas reações, eu tive muito enjoo e mau estar) é um medicamento para diabéticos quem me indicou foi as medicas da fertilização pois meus ovários estavam com muitos micropoliscistos na fertilização, tomei durante 45 dias ai descobri que estava grávida e parei, acho que ele ajudou, e nesses 45 dias emagreci quase 2 kilos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tenho hipotiroidismo a 11 anos descobri depois que meu pai faleceu e eu engordei 25 kg em 30 dias.
      Depois desse episodio desencadeei o ovario policistico. Desde de 2013 suspend o anticoncepcional e quando foi em junho de 2015 engravidei mas tive um aborto em julho.
      E desde la nao uso anticoncepcional na esperança de engravidar , comecei o acompanhamento com o endocrino de 2 em 2 meses pra v se as taxas estao normais, e dieta mas nada de engravidar , qdo foi esse mes de fevereiro resolvi trocar de ginecologista e ela me passou um anti concepcional e metformina 500mg , como tinha menstruado preferir espera o novo ciclo pra iniciar o anticoncepcional mas comecei a tomar a metformina. Foi ai qur veio a surpresa no dia 15 de março minha menstruacao nao veio esperei 10 dias e veio o meu positivo. Estou gravida . Peço que vcs nao desistam meninas por que eh possivel sim engravidar

      Excluir
    2. Oi tenho hipotiroidismo a 11 anos descobri depois que meu pai faleceu e eu engordei 25 kg em 30 dias.
      Depois desse episodio desencadeei o ovario policistico. Desde de 2013 suspend o anticoncepcional e quando foi em junho de 2015 engravidei mas tive um aborto em julho.
      E desde la nao uso anticoncepcional na esperança de engravidar , comecei o acompanhamento com o endocrino de 2 em 2 meses pra v se as taxas estao normais, e dieta mas nada de engravidar , qdo foi esse mes de fevereiro resolvi trocar de ginecologista e ela me passou um anti concepcional e metformina 500mg , como tinha menstruado preferir espera o novo ciclo pra iniciar o anticoncepcional mas comecei a tomar a metformina. Foi ai qur veio a surpresa no dia 15 de março minha menstruacao nao veio esperei 10 dias e veio o meu positivo. Estou gravida . Peço que vcs nao desistam meninas por que eh possivel sim engravidar

      Excluir
  11. Olá! tenho 29 anos sempre sofri por estar acima do peso, emagreci e engordei tudo de novo varias vezes, sempre me senti culpada achando que era culpa minha, mas dessa ultima vez foi pior, depois de muito esforço consegui emagrecer vinte quilos e depois em cinco meses engordei tudo de novo, eu já sabia que tinha hipotireoidismo mas descobri que tinha também ovário policístico. É muito difícil lutar contra problemas hormonais, as pessoas sempre nos julgam dizendo que temos preguiça ou falta de força de força de vontade, só quem tem o problema sabe como é ... muitas vezes da vontade de desistir do tratamento , mas espero que eu tenha mais força ainda pra nunca desistir!

    ResponderExcluir
  12. Triste e real.
    Os médicos muitas vezes não sabem que atitude tomar.
    Pessoas ao redor te chamando de gorda entro outros adjetivos pejorativos que nos magoam profundamente.
    Estou mudando de medico. Quem sabe acho algo diferente!
    Graças a Deus meu marido me apoia em tudo.
    Vivemos muitíssimo bem ! Só tenho a agradecer a Deus por ele !

    ResponderExcluir
  13. Não sei se sofro de Hipotireoidismo e ovário policístico, mas não consigo emagrecer, então eu tento ao menos manter meu peso, já que engordo muito facilmente. E de uns 8 meses pra cá, estão aparecendo muitas acnes. Lavo o rosto com sabonetes e passo cremes a noite para ver se melhora, mas não tenho nenhum resultado. Isso pode ser Hipotireoidismo e ovário policístico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A síndrome do ovário policístico causa acne e aumento de peso, causa também outros problemas como pele oleosa, infertilidade, entre outros pois é um aumento na testosterona que no caso da mulher devia ser muito pouco pois é um hormônio masculino. Mas o hipotireoidismo muitas vezes vem associado da síndrome do ovário policístico, e os dois devem ser tratados com medicamento regiladores dos hormônios, no caso da síndrome do ovário policístico é com anticoncepcional e no caso de querer engravidar existem outros meios. Mas o que melhor a se fazer é consultar um ginecologista e no caso da dívida do hipotireoidismo um endocrinologista e no caso na acne associar com dermatologista.

      Excluir
  14. Oi boa noite .... eu tenho micro ovario policistico e engravidei Sem nenhum tipo de tratamento , me falaram que a probabilidade de ter um menino e maior pois quem tem micro ovario policistico produz mais hormonio masculino alguem sabe mr dizer se isso e verdade ?

    ResponderExcluir
  15. 30 anos, um ovário, hipotireoidismo, síndrome do ovário policístico, já teve cisto no ovário, do tipo cisto hemorrágico de corpo lúteo. Tenho problema de acne e hirsutismo. Estou 7kg acima do meu normal. Posso me considerar estéril?

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu sofro acne desde sempre, tenho 45 anos, já fiz todo tipo de tratamento e nada, recentemente descobri que minha tireoide tá desregulada aí piorou muito,não sei o que fazer já tentei de tudo, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir