quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Como Tratar a Síndrome do Túnel do Carpo


O túnel do carpo é formado pelos ossos do punho (carpo significa punho) e pela faixa rígida de tecido conjuntivo conhecida como ligamento transverso do carpo. Entre as estruturas que se encontram dentro do túnel estão o nervo mediano e os tendões que flexionam os dedos e o polegar. Qualquer edema ou espessamento de tecido dentro do túnel pode fazer com que o nervo mediano fique comprimido entre o ligamento transverso do carpo e os tendões e outros conteúdos do túnel. O nervo que está sendo comprimido (que controla o polegar, indicador e terceiro dedo) não pode funcionar como deveria, causando os sintomas da síndrome do túnel do carpo.” Existem muitos relatos, inclusive em publicações científicas, que correlacionam a ocorrência da síndrome do túnel do carpo ao hipotireoidismo. Portadores de hipotireoidismo têm tendência ao acúmulo de líquidos entre os tecidos corporais, e com isto, provocar edemas ou inchaços como são mais conhecidos. Quando acontece este edema nos tecidos que envolvem o punho, surge a síndrome do túnel do carpo. É um processo geralmente doloroso, onde a dor não se restringe apenas ao punho, podendo estender-se até o ombro, ou chegar ao tórax. “O tratamento visa primeiramente aliviar a pressão no nervo mediano. Se a causa for o edema dos tecidos moles, elevar a mão pode eliminar os sintomas. Colocar o antebraço em uma tala à noite, mantendo a mão virada para cima e o punho estendido, também pode ajudar. Se uma inflamação dentro do punho for diagnosticada, pode-se injetar cortisona no interior do túnel do carpo. Os medicamentos antinflamatórios aliviam parte da pressão. Outras causas ou fatores agravantes associados ao distúrbio são tratados de forma apropriada. Se as formas conservadoras de tratamento se mostrarem ineficazes, poderá ser necessária uma cirurgia para liberar o ligamento transverso do carpo de modo a aliviar a pressão sobre o nervo e impedir que ocorra dano permanente. Geralmente a força muscular retorna gradualmente após esse tipo de cirurgia, mas quando a cirurgia é protelada por muito tempo e os músculos se encontram gravemente deteriorados, normalmente não se consegue um retorno completo da força”.

http://saude.hsw.uol.com.br/como-tratar-a-sindrome-do-tunel-do-carpo.htm

2 comentários:

  1. tenho sindrome do tuneu do carpo diadinosticado +-
    cinco anos a inda não foi feito cirurgia os médicos do INSS(peritos)não conciderão sindro do carpo bilateral como doença impeditiva laboral devo buscar a cirugia,assim mesmo para não ter mais tarde prejuiso maior,pois acada dia que passa estou com menos força,menos tato, muito mai dor,derrubo as coisas com mais frequencia.

    ResponderExcluir
  2. Sofri durante 8 meses e chegando a tua situação. RESUMINDO pesquisei e encontrei num livro de Linus Pauling pai da medicina ortomolecular 2premios Nobel.
    Depois do 40anos acidez do estomago reduz absorção de vitaminas B1 e B5. implicando em muitos casos a presença de artrites.
    este é um tipo. Consuultei o FDA e nao achei problema em tomar 5 pilulas de complexoB por dia equivalendo a 25mg de B1 e 15 de B15. Podes tb correlacionar Complexo B e t. do carpo no Google.
    Em vinte dias resolvi meu problema.
    Naturalmente RECOMENDO CONSULTAR MEDICO SOBRE O ASSUNTO.
    Felicidades

    ResponderExcluir