quarta-feira, 15 de julho de 2009

Tumor Tireóideo de Células de Hurthle

O câncer de tireóide causado por células de Hurtlhe, muitas vezes é classificado como sendo um tipo folicular. Mas a formação de suas células difere das foliculares em alguns aspectos. Ao microscópio, por exemplo, as células Hurtlhe são de maior tamanho e coram o material celular róseo. Tendem a surgir mais tardiamente, cerca de dez anos à frente do que a média de idade dos tumores foliculares de tireóide que gira por volta dos 45 anos. Como nos cânceres foliculares há tanto células benignas quanto malignas formando os tumores. Não é freqüente a propagação para linfonodos, mas pode reocorrer localmente, no pescoço ou metastizar para fígado e ossos. Devido ao fato de pacientes mais jovens apresentarem prognósticos mais promissores do que em mais velhos, a tumores de tireóide similares, e esta forma geralmente se manifestar em pacientes mais idosos, ela é conhecida como uma variante mais agressiva que a folicular. O tratamento dos pacientes Hurthle, não difere muito do aplicado aos demais casos: dependendo do grau de infiltração celular, haverá retirada total ou semi-total da glândula. Porém, as células deste tipo não respondem bem ao radioiodo, por não captarem o iodo tanto quanto as demais células tireóideas. Mas, segundo a literatura, a aplicação radioativa poderá minimizar as conseqüências da doença, bem como, maximizar a qualidade de vida de alguns pacientes. O seguimento do câncer de Hurtlhe deverá ser conduzido a intervalos regulares, ser feito rigorosa e cuidadosamente para prevenir a recorrência, que apresenta certos riscos. Porém, um paciente acompanhado com um bom endocrinologista e um cirurgião experiente, tem grande probabilidade de cura deste câncer.

www.endocrineweb.com/hurthle.html

22 comentários:

  1. olá tenho um tomor de células de hurthle da tiroide, sei que é benigno, mas vou remove-lo,a primeira consulta externa é so no dia 13 de janeiro de 2010 no hospital de Santo António, não será muito tempo de espera?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um familiar meu que tem um quadro citopatológico de proliferação folicular de células Hürthle, isso é Muito grave ?
    Posso tratar como ? :s '

    ResponderExcluir
  4. o resultado do meu exame foi apos coloração pelo metodo papanicolau apresentaram celulas foliculares tipicas, em agrupamentos que esbocam folicos, ao lado de alguns grupamentos sinciciais de celulas de hurthle exibindo cariomegalia, anisocariose, material coloide e hemacias, gostaria de uma explicação e saber se é cançer.

    ResponderExcluir
  5. Tenho um nódulo de 2cm na tireoide, fiz uma biopse e deu "suspeito para neoplasia folicular tipo celulas hurthle (categoria IV do Bethesda). Gostaria de saber se isso caracteriza um cancer, ou pode ser benigno?

    ResponderExcluir
  6. REALIZEI UM EXAME CITOLÓGICO DE NODULO TIREOI DIANO. CONCLUSÃO NEOPLASIA FOLICULAR TIPO CELULA DE HUETHLE CATEGORIA IV DO BETHESDA. O QUE SIGNIFICA?

    ResponderExcluir
  7. Realizei exame citólógico de nódulo tireoidiano misto,com halo parcial,focos hipercogênicos sugstivos de colóide, onde concluiu-se:
    - inexistirem células atípicas no material apresentado; e
    - pode tratar-se de bócio.
    O que significa?

    Eunice de Souza Batista

    ResponderExcluir
  8. MERE
    PAAF DE NODULO NO LOBO ESQUERDO DA TIREOIDE:
    QUADRO CITOMORFOLOGICO CONSISTENTE COM LESÂO FOLICULAR DE SIGNIFICADO INDETERMINADO

    ResponderExcluir
  9. meu sogro fez um exam e na comclusao deu neoplasia de tireoide o que siguinifica

    ResponderExcluir
  10. gostaria de saber como e onde tem médicos que estão empenhados na cura do cancer de células de Hurtle... estou passando por essa doença e já estão encontrando na região cervical anterior e dois nódulos no pulmão... já tomei 200micr de iodo 137 e na cintilografia acusa restos na cervical... que tipo de exame tenho que fazer... meus médicos correm de mim...o oncologista falou que tem algumas drogas que estão sendo experimentadas...mas não pede outros exames ... tenho sentido fortes dores na região cervical... como endurecimento e febre... o que fazer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hospital do Cancer (Antonio Prudente0 em Sao Paulo
      O cirurgiao é o dr. Luiz Paulo Kowalski

      Excluir
    2. Oi amigo tudo bem pode ser que minha ajuda seja tardia mais quero lhe dizer que Jesus tem a cura basta VC se humilhar diante dele OK ele cura e resulcita mortos ok aceite Jesus e vera ok

      Excluir
  11. Eu tenho carcinoma de células de hurthle, que começou na tireóide e deu metástase para a coluna (vértebras T5 a T7 e L1-L2) e fêmur esquerdo. Em um ano, retirei a tireóide, o fêmur esquerdo (= prótese) e fiz uma "limpeza" na coluna. com uma cirurgia praticamente retirando as vértebras de T5 a T7. Fiz radioterapia e iodoterapia. Agora estou fazendo quimio oral (Nexavar), com brigas com o plano de saúde para pagar o medicamento (estou entrando com ação, o medicamento custa R$ 8mil). A luta está sendo dura, mas os médicos acreditam em cura - e eu também. Bem, só quis compartilhar com vocês a minha situação. Qualquer coisa, meu e-mail é flaviojscavalcanti@gmail.com. Abraços e boa sorte a todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Jesus tem a solução ele é o milagre basta VC se humilhar diante dele se arrepender dos pecados e vera o seu milagre ok

      Excluir
  12. Realizei uma punção aspirativa da tireóide:
    O material foi analizado pela técnica de Papanicolau e May-Giemsa.
    Microscopia: Esfregaços constituídos por abundante colóide em meio ao qual observamos agrupamentos planos de células foliculares típicas.
    Conclusão: Quadro citológico de bócio colóide.
    Bethesda: categoria II
    Por favor preciso saber se é um tipo de câncer?
    Antecipadamente agradeço. Um forte abraço!
    E-mail: wylkag@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Em 2002, retirei a tireoide toda porque havia "bócio nodular coloide com alterações regressivas à esquerda e pequeno adenoma de células de Hurthe delimitado por cápsula delicada sem sinais de invasão vascular". Até hoje não consegui controlar o hormônio da tireoide mesmo tomando syntroid de 100 mlg. Meu último exame de sangue TSH livre deu resultado de 28,66, ou seja, continuo com hipotireoidismo. O que devo fazer? gostaria de uma orientação. Um forte abraço.
    elisafigueiredo2@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. A minha irmã, operou um parte parcial da tiróde onde havia carcionoma folicular, e ao receber o resultado de uma biops deu um nodulo hurthler que agora vai começar o tratamento com médicos especialista do Hospital Marcílio Dias, no Lins - RJ. Mas acredito em Deus que ela vai ficar recuperada o mais rápido possivel. Gostaria de saber se o tratamento é com quimioterapia, é a minha preocupação. por favor envie uma resposta para o meu e-mail:detysilvarangel@yahoo.com.br
    Estou confiante em Deus, mas tenho uma fortaleza, quando recebo uma notícia desagravel, depois caio numa fraqueza, até a depressão. or favor me ajudem. Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Tenho um nódulo de 1.1cm na tireoide, fiz uma biopse e deu "suspeito para neoplasia folicular tipo celulas hurthle (categoria IV do Bethesda). Gostaria de saber se isso caracteriza um cancer, ou pode ser benigno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor minha filha está com o mesmo problema , me passe seu e-mail .

      Excluir
  16. Tenho um nódulo de 3cm na tireoide, fiz uma biopse e deu "suspeito para neoplasia folicular tipo celulas hurthle (categoria IV do Bethesda). Gostaria de saber se isso caracteriza um cancer, ou pode ser benigno? Há necessidade de cirurgia para retirada de toda tireoide ou so parte dela onde tem o caroço?
    hy_cy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Tive o mesmo cintomas so que em grau maiores. Operei a 28 dias e estou bem, nao precisei de tomar nada so controlo com o Puram e calcio.. Fica tranquila.vai dar certo e procure um médico competente ao qual te dara informaçoes concretas e diretas para vc ficar segura e assim vc consegue encarar tudo com tranquilidade e confiança e no final dará certo e vc nao sofrerá um grande bj

    ResponderExcluir