sexta-feira, 19 de junho de 2009

Dez Coisas que Voce Pode Fazer Para Atenuar a Queda de Cabelos Relacionada aos Problemas da Tiróide

O cabelo pode ser considerado como barômetro da saúde, tendo em vista que as células capilares são umas das que crescem mais depressa no organismo. Quando há algum tipo de “crise” a energia é desviada para outros locais e os cabelos caem. Muitas causas podem ser atribuídas à perda de cabelos: deficiência nutricional, dieta irregular, cirurgias, medicações, etc. Mas, notadamente, disfunções na tireóide estão relacionadas à queda de cabelos.A autora Mary Shomon, sugere dez dicas do quê pode ser feito para diminuir, parar ou até reverter este quadro de perda capilar por alterações tireoideanas. Aqui resumimos algumas delas:
1 – Obter avaliação de um dermatologista ou especialista em queda de cabelos para afastar outras causas que não a tireóide;
2 – Ser paciente se estiver apenas no início do tratamento para males da tireóide. Os efeitos poderão demorar algum tempo para se evidenciarem;
3 – Entender os três principais tipos de perda de cabelo: a) perda da cobertura capilar de forma geral, principalmente ao usar o secador, ao lavar ou escovar; b) queda associada à infestação fúngica ou à alopecia autoimune que envolve padrões de manchas circulares de onde, frequentemente, caem todos os cabelos; c) neste tipo os homens são mais susceptíveis, mas as mulheres também podem ser vítimas, acontece quando o hormônio testosterona se converte à sua forma mais inerte dihidrotestosterona, causando o fechamento de folículos capilares. Pode ocorrer inclusive de forma contínua mesmo em quem está sob reposição hormonal de tiroxina.
4 – Certificar-se que não é a levotiroxina. O uso prolongado ou excessivo desta reposição é um efeito colateral para algumas pessoas.
5 – Certificar-se de que o seu tratamento está individualmente correto para você: o nível de TSH ótimo varia para cada paciente.
6 – Descobrir se você precisa da reposição de T3. Para alguns pacientes a inclusão da triodotironina “alivia” sintomas do hipotireoidismo que o T4 sozinho não o faz.
7 – Considerar tratamentos alternativos, tais como, suplementos vitamínicos e minerais.
8 – Investigar deficiências de ferro e de lisina, que se trata de um aminoácido que auxilia o transporte dos compostos férricos essenciais aos processos metabólicos. A lisina é o aminoácido mais difícil de ser adquirido apenas na dieta.
9 – Consulte um médico para prescrição dos tratamentos preventivos e corretivos para queda dos cabelos.
10 – Converse com outras pessoas.Troque idéias, exponha e ouça suas experiências.

www.thyroid-info.com/.../hairloss.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário