sexta-feira, 19 de junho de 2009

Bócio Tireóideo Mergulhante: Quando é Indicado o Tratamento Cirúrgico?

O bócio tireóideo mergulhante é caracterizado pelo aumento de tamanho, peso e volume, da tireóide com invasão da cavidade torácica, total ou parcialmente. Maia e Araújo, pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, realizaram pesquisa bibliográfica referente à conduta clínica e cirúrgica do bócio mergulhante durante cinco anos, bem como, expuseram um estudo de caso para discussão, em seu trabalho intitulado “Bócio mergulhante - quando operar?”. Resumidamente, após análise das referências bibliográficas, os autores concluíram que “ o tratamento cirúrgico está indicado principalmente em pacientes adultos jovens, em bom estado de saúde, sintomáticos ou não. Já em pacientes idosos, debilitados e assintomáticos deve ser avaliada a aceitação e a condição do paciente para o procedimento, levando em consideração o risco relativo de mortalidade e complicações permanentes no pós-operatório. A tendência na literatura é de se adotar uma conduta mais conservadora em pacientes idosos, com ênfase no tratamento alternativo com radioiodo nesses pacientes. Embora o tratamento cirúrgico seja a forma mais eficiente de erradicar o bócio, ele nem sempre é o mais indicado. É preciso analisar cada caso individualmente, enfocando não somente o tratamento da lesão, mas, sim, a manutenção da qualidade de vida do paciente.”

www.drashirleydecampos.com.br/.../11920

42 comentários:

  1. Minha mãe está com bocio mergulhante de tamanho considerável e o médico opinou pela não realização da cirurgia por ser de risco, pois já invadiu o torax. Porém não indicou qualquer outro tratamento. Existe outro tratamento ou não. Precisamos de ajuda. Por favor o que podemos fazer. devolutum@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como foi a cirurdia da sua mãe? deu tudo certo?

      Excluir
  2. Procurar em Belo Horizonte o melhor medico sobre cabeca e pescoco. ELE SE CHAMA DR.JOAO BATISTA DE OLIVEIRA. (abaixo de Deus ele e O IDEAL).

    ResponderExcluir
  3. oi... eu tirei toda a tireoide e tinha um bócio mergulhante que começou a invadir o tórax, tinha uns 7cm. Estava preocupada, pois não sabia se iria ter que abrir o tórax e também estava bem próximo a artéria, mas quando fui ao médico, Dr. Enaldo Lopes (na cidade de Belo horizonte) me deixou bem mais tranquila e o corte foi bem pequeno... agradeço muito a Deus por tudo...
    Procure por ele, que vai te direcionar o melhor caminho, tenho certeza disso...

    ResponderExcluir
  4. Tenho um bócio mergulhante imenso. Ultimamente tenho tido sensação de desmaio. Sinto algumas coisas q, tenho certeza, vem desse bócio. O problema é q fiquei 16dias internada pelo SUS. Não me fizeram a cirurgia e eu adquiri um certo trauma. Fiz amizade com algumas pessoas lá e elas faleceram. Me sinto triste mas não tenho coragem de fazer a cirurgia.

    ResponderExcluir
  5. tenho um bocio que me causam muita falta de ar e dificuldade de engoli nao sei se e bocio mergulhante mais o que tudo indica o medico falou que acha que e fiz os exames e estou aguardando os resultados estou muito aflita pois tenho medo de morrer me ajudem gostaria de saber se bocio mergulhante pode mata por asfixia por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  6. Fiz a cirurgia de um bócio mergulhante que pesou 110g tinha 11cmX7,5cmX5cm estava pressionando a veia do coração, traquéia, esôfago e estava na caixa torácica. Foi tudo bem, graças ao Senhor Deus que deu essa bênção,porque tinha uma igreja orando por mim. Foi uma cirurgia difícil, mas não foi preciso abrir o tórax. Foi uma bênção.

    ResponderExcluir
  7. acho que este problema de tiroide e um tipo de cancer minha irma fez cirurgia duas vezez agora depois de um ano apareceu outro merguhante na cavidade do torax nao sabemos como so que sua medica disse que tinha retirado tudo na cirurgia e nao precisou abrir seu torax ela passa muito mal e tem medo de ser preciso uma outra cirurgia

    ResponderExcluir
  8. minha mãe estar sofrendo com tireòdeo mergulhante ele se sufoca e cossa muito as vezes chega até a vomitar ficou internada quase um mês porq estar muito grave são seis carossos=, mas tem 25pessoas na frente dela para se operar por causa de leito ela estar muito mau em casa sofrendo. Minha mãe estar passando por uma prova e eu tambem

    ResponderExcluir
  9. minha madrinha esta com cinco bócios mergulhantes e esta na fila da cirurgia e fazendo exames e pesquisa para saber se vai ter a necessidade da cirurgia. estamos muito confiantes em Deus, e pela graça ela somente sente-se cansada para andar,e canseira.Deus esta a frente de tudo e estamos confiantes ela se sente bem e não tem sintomas mais gravesd como dificuldades em engolir, rouquidão etc.... foi muito bom ler os outros depoimentos

    ResponderExcluir
  10. Fui submetida a um tratamento cirúrgico para retirada da tireóide, devido a um bócio mergulhante bastante elevado. Graças a Deus, correu tudo bem e aconselho as pessoas q têm esse problema a, primeiramente, confiarem em Deus e depois procurarem ajuda de um bom cirurgião de cabeça e pescoço.

    ResponderExcluir
  11. vc que tem bócio mergulhante, não tema, confie no Senhor Deus,que ele é contigo não te abandonará,aqui em Belém-pa primeiro Deus depois o Dr. Alcir Araújo( pescoço e cabeça)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CORRIGINDO: Primeiro o Dr. Alcir Araújo... se ele não der jeito, somente Deus poderá (se você merecer, claro!)

      Excluir
  12. ''minha mãe tbm fez uma cirurgia de bócio mergulhantee graças a deus correu td bem.agora ela está se recuperando,retirou 6 caroços...peço que cofiem em deus pq no final td da certo!""

    ResponderExcluir
  13. minha mãe também esta com um bócio mergulhante, em Curitiba alguém conhece um bom médico que faça essa cirurgia?!

    ResponderExcluir
  14. Em Curitiba não, mas fui operado de bócio mergulhante em 23.11.2012 em Londrina com o Dr. Antonio Amarante. Dia 25 já estava de alta e o pós-operatório é surpreendente: sem dores, sem sangramentom, sem hematomas, somente os incomodos decorrentes do trauma da retirada da tireoide em si. Tinha muita dor de cabeçafalta de ar pelo desvio da traquéia que comprimia a jugular, não podia andar nem fazer qualquer esforço físico, pois corria o risco de falta de oxigenação do cérebro com as complicações respectivas. Por fim quero informar que sou homem, tenho 51 anos e, portanto, estou enquadrado nas baixíssimas possibilidades-estatísticas de diagnóstico, do qual segundo nossa percepção, (minha e de minha família)venho sofrendo há mais de 2 anos e que me causou problemas posturais, pressão alta, fortíssimas dores de cabeça, sensação de desmaios, tonturas, etc. Enfim, meu público reconhecimento ao Dr. Amarante e a sugestão/indicaçãl por tratar-se de um EXCELENTE profissional. Espero ter ajudado.
    A. F. D.

    ResponderExcluir
  15. Tenho uma tia que foi diagnosticada com bócio mergulhante de cerca de 30 cm... Moramos em Porto Velho-Rondônia, alguém pode nos auxiliar com mais informações???!!!!

    ResponderExcluir
  16. tenho 41 anos e estou com um bocio mergulhante de 10,7x6,5 que esta comprimindo a traqueia que esta deslocada e diminuiu muito o calibre que me deixa com falta de ar e esofago gostaria de saber se alguem conhece um médico em porto Alegre rs meu email é hgbrefrigeracao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. anonima Eu tenho bocio e estou fazendo exames para operar estou com medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tenha medo ainda não fiz a minha cirurgia mas é muito simples conheço pessoas que fizeram e esta tudo bem é um dia somente no hospital fique tranquila e creia em Deus vai dar tudo certo, não vejo a hora de fazer a cirurgia e me livrar de os incômodos deste mal

      Excluir
    2. Estou com 51 e um anos e ano passado me submeti a uma cirurgia para retirada de um "tumor do mediastino" decorrente de um bócio de para tireoide mergulhante. Fiz minha cirurgia por vídeolaparascopia porque o tumor estava encostado no externo, acima do coração. Correu tudo muito bem e a recuperação, apesar de dois dias com dor, foi muita rápida. O importante é procurar por um bom especialista na área o mais rápido possível. Tudo corre bem. Boa sorte.

      Excluir
  18. Sou homem, 73 anos, portador de DPOC (fumante dos 14 aos 60). Há dois anos, quando estava internado para tratamento de uma pneumonia, um médico que trabalhava na UTI do hospital (em Belém-PA), meu conhecido visitou-me e disse:
    "-Há tempos que eu tenho uma 'cisma' com essa veia fora de lugar (referindo-se a uma veia azulada de grosso calibre que atravessa o meu peito, desde o ombro direito ao centro do externo). Já que você está internado, vou pedir uma TC para ver o que aparece...".

    Desde meus 20 ou 30 anos eu notava aquela veia. Sempre pensei que fosse normal, mas, na manhã seguinte o "Dr. Fulano", com um "feliz ar de inteligência superior" e o resultado do exame nas mãos, anunciou 'triunfante':

    "Eu sempre achei que essa tua veia no peito 'estava fora de lógica' e agora tenho a confirmação do motivo pelo qual está aí... A tomografia está mostrando como ACHADO um bócio mergulhante!"... Mas não se preocupe, porque a cirurgia não é recomendada em sua idade...

    PRONTO, SÓ ISSO. Não recomendou nada, nem sugeriu qualquer tratamento possível. Fiquei tão despreocupado que nunca mencionei esse ACHADO à minha pneumologista.

    Agora, passados dois anos, sinto enorme falta de ar ao caminhar mais de 20 passos e quase desmaio ao subir um lance de escada. Atribuindo este agravamento respiratório ao enfisema (DPOC) insisti em fazer novas avaliações respiratórias e a minha médica disse que o meu quadro era estável, MAS QUASE GRITOU PARA QUE EU PROCURASSE IMEDIATAMENTE UM ENDOCRINO para fazer uma avaliação sobre o tal ACHADO que mencionei a ela quase que por acaso.

    MORAL DA HISTÓRIA: Cuidado com médicos que estão mais preocupados em confirmar sua inteligência de que tratar do paciente. Dois anos perdidos sem nenhum tratamento para o bócio!
    -me ee-d-nn

    ResponderExcluir
  19. Olá pessoal, estava lendo os comentários acima e gostaria de poder colaborar com algumas informações. Moro em SP e tenho 50 anos. Desde 2009 estou com alguns nódulos na tireoide, onde o volume vem aumentando. Faço acompanhamento com médico endocrinologista e em 2014 fui aconselhado a procurar um especialista de cabeça e pescoço. Procurei pelo Dr Luiz Paulo Kowalski que já operou minha esposa em 1998, um dos melhores médicos desta especialidade. Atualmente o Dr Kowalski é Diretor do Núcleo de Cabeça e Pescoço do Hospital AC Camargo em SP e fará minha cirurgia depois de amanhã (19/02/16) para retirada total da tireoide com bócio mergulhante (50cm3 de volume). Tenho total confiança neste médico e estou tranquilo! O Hospital AC Camargo realiza atendimento pelo SUS e já vi muita gente na sala de espera que vem de outros estados brasileiros para realizar tratamentos em SP. Valeria a pena uma consulta por telefone para saber quais especialidades são atendidas pelo SUS, visto que muita gente não tem condições financeiras de pagar um plano de saúde. Espero ter ajudado alguém e àqueles que farão cirurgia de Bócio Mergulhante procurem um bom médico e tenha Fé em Deus. Vai dar tudo certo!

    ResponderExcluir
  20. Apenas complementando meus comentários acima, quem quiser acessar o site com informações do Dr Luiz Paulo Kowalski, segue o link:
    http://www.accamargo.org.br/encontre-seu-medico/dr-luiz-paulo-kowalski/349/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber como foi a cirurgia, vc fez? Foi tudo bem? Como voce está hoje? Preciso de respostas porque minha mãe foi diagnosticada pra fazer essa mesma cirurgia. Ela fez em 13/01/16, porém o médico (cirurgião geral) nos enganou, dizendo que tinha tirado tudo, ficamos feliz por um certo tempo, mas depois de seis meses fizemos um exame de tomografia da garganta e eis que lá estava o bócio. Estamos correndo atrás pra resolver isso.

      Excluir
  21. ESTOU COM DIAGNÓSTICO DE BÓCIO MERGULHANTE , QUE APARECEU NUMA ANGIOTOMOGRAFIA. SABIA QUE TINHA BÓCIOS MULTINODULARES, FAZIA CONTROLE E AGORA POR 2 ANOS NÃO O FIZ. QUAL A RECOMENDAÇÃO DE MÉDICO EM PORTO ALEGRE?QUE EXAMES MAIS TEREI DE FAZER. ESTOU ANGUSTIADA,TENHO FALTA DE AR, CANSAÇO, DORES DE CABEÇA E ÀS VEZES PARA ENGOLIR, PTINCIPALMENTE COMPRIMIDOS GRANDE.mE AJUDEM, POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  22. BEM PESSOAL. CONSEGUI CONSULTA COM DR. JOÃO BATISTA, EM BELO HORIZONTE.FICOU SURPRESO SOBRE EU SAIR DE BRASÍLIA E IR PARA BH!!! NÃO COMENTEI O PORQUE, MAS SINCERAMENTE ACHO QUE O MAL POLÍTICO PEGOU GERAL!!!NÃO ESTOU BEM, MAS CONFIO EM MÉDICOS COM UMA COISA QUE FAZ PESO "EXPERIÊNCIA"

    ResponderExcluir
  23. DIA 26-10 MINHA CONSULTA! GRAÇAS A DEUS!!!

    ResponderExcluir
  24. Também estou passando por esse problema com minha mãe.

    ResponderExcluir
  25. Minha mãe foi diagnosticada pra fazer essa mesma cirurgia. Ela fez em 13/01/16, porém o médico (cirurgião geral) nos enganou, dizendo que tinha tirado tudo, ficamos feliz por um certo tempo, mas depois de seis meses fizemos um exame de tomografia da garganta e eis que lá estava o bócio. Estamos correndo atrás pra resolver isso.

    ResponderExcluir
  26. Aconselho para quem já fez a cirurgia, que façam um exame de tomografia da coluna cervical/ pescoço, para ver se realmente foi retirado tudo. Tem médico que não retira tudo e fala que retirou tudo. Depois de anos aquele pouco que ficou cresce e o problema fica mais sério que antes. Não confia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz esse exame para ver um dor e volume na nuca. Deu Bócio Mergulhante, fui ao endocrino, pediu ultrassonografia, confirmado Bócio Mergulhante direito com volume de 31,8cm... Agora pediu cintilografia... Estou preocupada.

      Excluir
  27. Qualquer de nós tem medo de cirurgia, nós assusta, apavora..Mas tive um novo mergulhante e operei em 2008, no convênio Green Line Hospital Itamaraty, Rebouças, São Paulo.Tive dores, situação de acordo com quem fez o procedimento cirúrgico, mas seguindo a risca a orientação do cirurgião, TD dará certo..Estou bem faço reposição hormonal, há 9 anos e sei que farei por toda minha vida..O hormônio faz o papel de regular o metabolismo, papel da tireóide, que já não tenho.. É possível conviver , com disciplina do medicamento é controle de exame de sangue e orientação de um bom endocrinologista. É preciso procurar ajuda, antes que a doença evolua. Vá em frente, procure um especialista, se não tiver contente consulte outros.Mas enfrente o problema..Coragem!!

    ResponderExcluir
  28. Devo explicar que hj estive pesquisando sobre o assunto novo mergulhante e por isso, és revi o texto acima como depoimento, mas o motivo de ter acessado este blog foi por causa do meu filho, 40 anos, que hj saiu do hospital , após ter sido submetido a cirurgia de tireóide ( bócio mergulhante), assim como eu em 2008.Quero dizer que TD ocorreu com sucesso, ele está muito bem.Os mesmos procedimentos, medicamentos e aconselhamentos médicos que eu tive.. É preciso encorajar-se e procurar ajuda.Boa sorte a todos!!

    ResponderExcluir
  29. Devo explicar que hj estive pesquisando sobre o assunto novo mergulhante e por isso, és revi o texto acima como depoimento, mas o motivo de ter acessado este blog foi por causa do meu filho, 40 anos, que hj saiu do hospital , após ter sido submetido a cirurgia de tireóide ( bócio mergulhante), assim como eu em 2008.Quero dizer que TD ocorreu com sucesso, ele está muito bem.Os mesmos procedimentos, medicamentos e aconselhamentos médicos que eu tive.. É preciso encorajar-se e procurar ajuda.Boa sorte a todos!!

    ResponderExcluir
  30. Tenho 40 anos, e retirei um bocio mergulhante e o lado esquerdo da tireóide a 20 dias, ainda sinto um pouco de falta de ar e sensação de desmaio , será que esses problemas vão sumir com tempo ? Antes da cirurgia perdi muito peso por não conseguir me alimentar e ainda não consegui ganhar peso .

    ResponderExcluir
  31. Olá pessoal estou passando por dificuldade com a tireoide,fiz uma biópsia não teve resposta resultado indeterminado, estou me consultando no hospital geral de Bonsucesso, agora tenho que fazer uma tomografia cervical,os médicos acham que pode ser bócio mergulha te, por causa de engasgo até com a saliva,e agora mas frequentes, dificuldade de respirar as vezes parece que não vou conseguir respirar,ando muito nervosa, tenho 56anos,fui em vários médicos e falam que aguardar, é caso de cirurgia.AsVezes fica dolorido o pescoço, é muito difícil.Aguardando resposta depois que fizer a tomografia.Se for preciso quero fazer essa cirurgia logo,em nome de Jesus, já deu tudo certo.

    ResponderExcluir
  32. Oi pessoal estou também com borcio mergulhante e ñ sei mas o que fazer já ñ durmo direito sinto falta de ar aqui no Rio os médicos ñ resolve nada me botarao numa lista de espera q ñ chega nunca o dia da cerugia desde 2016 q espero uma solução.
    Alguém pode me ajudar obrigado

    ResponderExcluir
  33. Eu estou passando por isso mais se Deus q tudo vai ficar bem amém

    ResponderExcluir
  34. Quais os sintomas do bócio mergulhante, e pode atingir jovens também?

    ResponderExcluir