sábado, 2 de maio de 2009

Disfonia e Dificuldade de Deglutição Pós-Tireóidectomias


Alterações na voz e dificuldades para engolir são relatos constantes entre os pacientes submetidos à extirpação da tireóide, seja total ou parcial. Entre as possíveis consequências deste tratamento cirúrgico, inclui-se a lesão transitória ou permanente do nervo laríngeo que pode causar paresia ou paralisia nas pregas vocais. Foi comparada a ocorrência de disfonia e disfagia entre dois grupos de tireopatas, o primeiro com a mobilidade laríngea preservada (GA) e o segundo com mobilidade comprometida (GB), em períodos de pré, pós e pós tardio cirúrgico. A maior ocorrência se deu em mulheres, na faixa etária entre 46 e 65 anos e de tireoidectomia total. A tese intitulada: "Voz e deglutição de pacientes com e sem mobilidade laríngea após tireoidectomia", foi apresentada e defendida por Lica Arakawa Sugueno, á Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), que chegou às seguintes conclusões: "Pacientes com doença de tireóide apresentam disfonia mesmo antes da cirurgia. Após a tireoidectomia, apresentam disfonia e disfagia, mais evidentes no pós-operatório recente e mais graves nos indivíduos com mobilidade laríngea alterada. As disfunções estão associadas a fatores supraglóticos e faríngeos e não somente a mobilidade de pregas vocais e podem ocorrer devido a intubação orotraqueal, manipulação da musculatura extrínseca e danos do nervo laríngeo.

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5132/tde-28052008-162841/

4 comentários:

  1. acabei de sair de uma cirurgia de tireoidectomia total...e fiquei disfônica... estou muito ansiosa para que seja um quadro transitório!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou assim,disfonia estou preocupada, com duas coisas, primeiro eu não sabia de cirurgia monitorada achei que todas eram,um aparelho que acusa quando chega as cordas vocais, fiquei sabendo depois, e médico não disse nada, alias estou desesperada sou professora, fui a um outro médico que não fez a cirurgia pois o que fez não pode atender fez a pergunta sobre monitoração e indicou fazer a videolaparoscopia fui fazer ontem; vc não vai acreditar viram um ponto não absorvido pelo organismo interno perto das cordas,puxando as cordas vocais,e vou levar ao médico de origem não pode ter esse ponto eu penso,a médica que fez o exame não quis comentar, ´vou retornar dia 13, se quiser reposta disso email margaretmaranhao@yahoo.com.br

      Excluir
  2. Olá Margareth, boa noite!
    Tem uma semana que fiz essa cirurgia, mesmo usando o aparelho que monitora os nervos, fiquei com rouqidão e cansaço ao falar.

    Você já melhorou do seu problema da voz, ou teve que fazer algum tratamento para melhorar a voz?

    ResponderExcluir